O início do segundo mandato presidencial de Donald Trump nos Estados Unidos praticamente coincidiu com o lançamento da memecoin que leva seu sobrenome ($TRUMP). Na ocasião, tendo sido lançado por USD 10,00, o ativo alcançou uma máxima de mais de USD 74,00 no dia de sua posse, tendo fechado o fim de semana por volta dos USD 33, 88 – atualmente opera em abaixo dos USD18,00.
Na última sexta-feira, o Presidente da Argentina, Javier Milei, publicou em suas redes sociais uma mensagem divulgando uma criptomoeda ($LIBRA) que, em teoria, seria usada para "incentivar o crescimento da economia argentina, financiando pequenas empresas e empreendimentos argentinos". O que se seguiu com a publicação foi a valorização do ativo de aproximadamente USD 0,33 a um patamar de quase USD 5,00.
Em questão de horas, especialistas divulgaram inúmeras fragilidades do referido ativo, repercutindo em sua imensa desvalorização, com enorme impacto financeiro para os que seguiram o seu rápido crescimento, além de eventuais consequências políticas para o Presidente Argentino, que em nova postagem publicou que “não estava ciente dos detalhes do projeto”.
O que as duas histórias têm em comum? Ambas relatam a alta valorização de um criptoativo seguida de grande desvalorização em decorrência de manifestações de ou associação a figuras públicas, prejudicando inúmeros investidores que não conhecem os fundamentos da economia cripto.
E você sabe o que é um memecoin? Você sabe as diferenças entre criptomoedas, criptoativos, ativos virtuais, ativos financeiros e commodities e quais seus efeitos regulatórios e fiscais?
Não seja você também um dos inúmeros influenciados por “autoridades” que acabam prejudicados, sua defesa é o conhecimento. Na BLINK você encontra inúmeras séries que te preparam para lidar com as particularidades do mundo cripto, e criticamente analisar notícias e publicações em um nível mais conceitual.
Dicas Blink!
Na série Criptoativos em foco: uma visão institucional integrada, os irmãos Paiva buscam demonstrar de forma prática e didática as diferenças entre criptomoedas, criptoativos, ativos virtuais, ativos financeiros e commodities, a partir dos impactos regulatórios estabelecidos pelo BACEN, pela CVM e pela RFB.
Já em CVM: o mercado financeiro e de capitais na criptoeconomia, os mentores aprofundam sua análise sob o viés do marco regulatório da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e as práticas específicas de regulação do mercado financeiro e de capitais, incluindo o teste de Howey.
A Blink é a primeira plataforma de edutainment do Brasil, apresentando conteúdos via entretenimento educativo transdisciplinar para todos que se interessam por negócios, direito, empreendedorismo, contabilidade, tecnologia, cultura e cidadania.
Saudações blinkers!
Daniel e Eduardo de Paiva Gomes – são especialistas em novas tecnologias e sua interface com o Direito, com ênfase em criptoativos, blockchain, metaverso, IoT, impressão 3D e inteligência artificial. Com formações multidisciplinares e mestrados em ciências computacionais voltados para Blockchain e Moedas Digitais, ambos são autores de livros e artigos de referência na regulação e tributação dessas inovações tecnológicas. Daniel e Eduardo trazem uma abordagem única e disruptiva para a modelagem de negócios e temas regulatórios, com uma forte conexão entre teoria e prática. Juntos, eles lideram o canal Os Irmãos Paiva, disponível na plataforma Blink, onde compartilham conhecimento sobre a regulação de novas tecnologias e desafios fiscais contemporâneos.
A plataforma Blink foi projetada para todos que se interessam por negócios, direito, empreendedorismo, contabilidade, tecnologia, cultura e cidadania. Aqui, você terá acesso a séries, podcasts e documentários sobre diversos temas, como estruturação de negócios, inteligência artificial, impressão 3D, Blockchain, criptoativos, tokenização, metaverso, regulação e tributação de plataformas digitais, metodologias alternativas de resolução de conflitos, literatura, processo judicial, finanças descentralizadas, contabilidade para negócios disruptivos, dentre outros.